Clipart

?Divisórias Sanitárias

Uma maneira prática de separar cabines em um banheiro é a utilização de divisórias, chamadas de sanitárias. As divisórias sanitárias são indicadas para uso em banheiros, pois seus painéis são resistentes à umidade, fator presente em qualquer banheiro.

As mesmas características apresentadas nos demais tipos de divisórias aplicam-se às sanitárias:

  • Rápida e fácil instalação;
  • Fácil manutenção;
  • Alta resistência ao desgaste (durabilidade);
  • Resistência à umidade e ao calor;
  • Resistência a produtos químicos, permitindo uma fácil limpeza;
  • Acabamentos e cores variados.

Ao analisar todos os benefícios das divisórias sanitárias, é possível compreender que estejam sendo amplamente utilizadas no Brasil. As divisórias têm sido adotadas em diversos ambientes, como setores comerciais, industriais e públicos. Como banheiros públicos apresentam alta rotatividade de uso, é necessário que a estrutura permita uma rápida e fácil limpeza e manutenção, proporcionando um ambiente higienizado a todo o momento.

As divisórias sanitárias podem ser de três tipos:

  • GRANITO: As divisórias instaladas em um banheiro podem ser feitas de granito. Estas divisórias consistem em placas de granito fixadas na parede e no chão. O granito confere resistência à estrutura, porém demanda mais espaço devido à espessura dos painéis. A limpeza deste material é fácil, porém alguns cuidados devem ser tomados, como não utilizar palha de aço ou produtos ácidos e abrasivos, evitando manchas e arranhões na superfície.
  • GRANILITE: Este tipo de divisória consiste em painéis pré-moldados, compostos por cimento, granilina e pó de mármore e granito misturados. As placas de granilite são presas ao chão e às paredes, para permitir maior fixação no ambiente. A limpeza das divisórias de granilite é simples, sendo suficiente o uso de água e sabão neutro.
  • LAMINADA: Pode ser feita de fórmica ou cimento. As placas de fórmica são presas em elementos de alumínio e depois fixadas no chão e nas paredes. A limpeza não pode sr feita com químicos fortes. É suficiente o uso de detergente neutro. As divisórias de cimento são uma mistura de cimento com fios sintéticos. Esse conjunto confere resistência às placas divisórias. As divisórias de cimento devem ser presas ao chão e às paredes por meio de parafusos.